Promotor
Associação Zé dos Bois
Breve Introdução
YL Hooi
YL Hooi é o projecto de Valya Ying-Li Hooi, que habita um reino subtil e misterioso do furtivo, do dub, da percussão electrónica esparsa e de ventos distantes. Activa na cena underground de Melbourne desde 2017, Hooi é membro de Kallista Kult (com Sam Karmel e Tarquin Manek) e gravou e actuou com artistas como Jonnine Standish (HTRK), Jarrod Zlatic (Fabulous Diamonds) e Rohan Rebeiro (My Disco). O álbum de estreia ‘Untitled’ (lançado, pela primeira vez, em cassete pela Altered States Tapes, em 2019, e reeditado em LP pela Efficient Space, em 2021) foi amplamente elogiado, sendo descrito na Boomkat’s Discoveries List como “uma concepção imaculadamente desgastada de dubwise dream-pop”,
Tanto ao vivo como no estúdio, o trabalho de Hooi é produzido em estreita colaboração com Tarquin Manek (conhecido pelo seu trabalho a solo homónimo na Blackest Ever Black, bem como uma faixa de pseudónimos, incluindo LST e Static Cleaner Lost Reward, e a participação em grupos incluindo Kallista Kult e F ingers).
Ao vivo, a dupla utiliza voz, trompete, clarinete baixo, guitarra, baixo, bateria e sintetizadores para reimaginar o material de estúdio, atenta às possibilidades de improvisação e às vicissitudes do público, do local e do espaço acústico. Tocando nas franjas de muitos géneros e tradições – pós-punk, minimal synth, dub, krautrock – a música proteana de Hooi é assombrada e sedutora, a sua voz arrasta-se por um eco infinito assente em bases que agitam o corpo.
Silzedrek
Silzedrek é o mais recente pseudónimo do multi-instrumentista Tarquin Manek de Melbourne, que recorreu ao dub, ao ambient techno, ao jazz e à música de câmara com disfarces como LST e Static Cleaner Lost Reward, bem como colaborações incluindo Kallista Kult, F Ingers, Tarcar e Bum Creek. O projecto foi concebido para explorar o clarinete e o clarinete baixo num cenário ao vivo, utilizando as sonoridades herdadas da Europa de Leste e de Roma. Em última análise, Silzedrek apresenta uma síntese profundamente pessoal do romantismo folk-jazz dilatador do tempo, heavy chamber dub e uma sensação de espaço interior fumado projectado para o exterior em proporções cósmicas. É também produtor e engenheiro de misturas, mais recentemente em ‘Blue Hills’ de Jonnine e ‘Untitled’ de YL Hooi’s.
Abertura de Portas
21h30