Promotor
Associação Zé dos Bois
Breve Introdução
Astrid Sonne
Num curto espaço temporal, a obra da artista dinamarquesa patenteou uma forma de ser e de estar que se distingue e se revolve tão intrínseca quanto essencial. Aplica a técnica composicional dos tempos de estudo na conservatória com a curiosidade de criar e encontrar novos mundos. Entre as possibilidades da eletrónica e do laptop, traz um léxico de arranjos e estruturas que resultam em dinâmicas invulgares - cujo espectro sónico parece infindável. Coberto em lava e veludo, o universo de Sonne transmuta-se de disco a disco, aportando identidade enquanto se amplifica de inquietação e deslumbre. Pelo meio, cada ruído, cada silêncio, cada melodia, encontram luz e forma. Outside of your lifetime será porventura o exemplo maior dessa delicada arquitectura sonora. Um álbum que se deixa revelar a cada audição para logo se entranhar confortavelmente no nosso quotidiano sem nos apercebermos. A natureza orgânica com que faz isto tudo acontecer, torna-a simplesmente num nome de primeiríssima liga no que respeita a estes raros postais sonoros.
Great Doubt é o passo que se segue. Surgirá ainda no arranque deste 2024 e volta a acrescentar fantasia a essa lógica em constante (re)invento que é o seu percurso. A voz ganha aqui um destaque além do pontual, sendo aliás alicerce destas novas peças. Bem mais próximas do formato canção, a leveza de outros tempos materializa-se agora num corpo menos etéreo e mais terrestre. Ressalta desta resolução a diversidade de instrumentos usados bem como a aura narrativa que paira sobre um disco auspicioso, de “um antes e um depois” numa discografia já de si envolvente.
Retorna a esta casa à boleia da nova digressão europeia onde Great Doubt estará em natural destaque. Além das novas composições, o formato em trio de cordas será uma novidade neste regresso solene de um astro em ascensão. NA
Abertura de Portas
21h30