Promotor
Associação Zé dos Bois
Breve Introdução
Violino: Suzana, Cire
Contrabaixo: Eva
Loopstation e voz: Ari.you.ok
Violoncelo: Flow
5 artistas com vivências distintas, que se tornam semelhantes devido ao processo de racialização, juntam-se para uma viagem ao universo da música clássica. Contrapondo a invisibilização de autorus negres e a apropriação que tem sido feita ao longo da história, partimos de uma celebração de compositorus negres ancestrais para chegar a artistas negres da era contemporânea.
Susana Francês, 22 anos, frequenta o curso de Criação e Produção Musical da World Academy. Aos 3 anos começou a estudar violino, tendo feito o ensino secundário na Escola de Música do Conservatório Nacional. Ao longo destes anos de formação, participou em concertos e recitais, tanto em formações orquestrais, como em agrupamentos de música de câmara ou de música experimental contemporânea. Atualmente tem tocado como violinista e vocalista no projeto de Tristany “Meia Riba kalxa”, onde tem explorado novos caminhos e estilos musicais.
Cire Ndiaye iniciou o seu percurso na música como violinista aos 9 anos na Academia de Música Fernandes Fão (Ponte de Lima) onde foi aluna de Eva Neiva. Em 2011 continuou a sua formação na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo onde fez parte da classe de Armando Gonzalez. Participou em masterclasses com Alejandro Oliva, Olga Prats, Zófia Woycicka, entre outros.
Florêncio Manhique é violoncelista Moçambicano natural de Manica. Começou a estudar violoncelo em 2013 no projeto Xiquitsi, tendo em 2017 ficado em segundo lugar no prémio de melhor aluno do mesmo projecto. Participou em masterclasses de Peter Martens, Fernando Arias. Participou em festivais como Stellenbosch International Chambre Music (África do Sul), na temporada de Música clássica de Maputo (Moçambique)e no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (Portugal). Estagiou na Orquestra do projeto Neojiba (Brasil) e no Festival do ICED (Brasil). Venceu uma bolsa de estudos no âmbito do projecto Procultura, estando atualmente na Escola Superior de Música de Lisboa na turma de Varoujan Bartikya.
Abertura de Portas
18h30